-
Arquitetos: Taller Frida Escobedo
- Área: 2405 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias :Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início, o projeto foi influenciado pelo desejo de desafiar as restrições organizacionais do bloco habitacional vertical típico. O objetivo era expandir e dinamizar o público e o privado, interior e exterior, criando assim novas e mais diversas possibilidades de encontro entre os residentes.
Optamos por dividir as unidades habitacionais em dois volumes, uma decisão inspirada na 'vecindad', um tipo de habitação comum da classe trabalhadora no México que remonta ao início do século XX, em que as residências familiares são dispostas em um ou ambos os lados de um pátio externo privativo que serve também como corredor. Esses pátios funcionam como um espaço de transição entre a rua movimentada e a casa da família, e como pontos de encontro para os residentes.
Em vez de proporcionar espaço exterior privado aos residentes somente através de varandas, optamos por recuar as unidades habitacionais formando uma série de terraços protegidos e tranquilos que mediam o interior e o exterior de uma forma mais ambígua.
As unidades resultantes podem ser entendidas como "casas-pátio" com vários pisos que se entrecruzam, um exercício de composição que visa garantir a melhor iluminação natural e privacidade. Portanto, cada casa é diferente da outra, mas em vez de articular essa condição externamente, todo o projeto é interligado por uma fachada de blocos de concreto feitos sob medida. Luz e sombras ondulam pela superfície desta estrutura de concreto, produzindo efeitos deslumbrantes ao longo do dia.